21 de setembro de 2009

Futebol, alegria e morte

A eclosão da Segunda Guerra (1939-45) fez com que as Copas de 1942 e 46 não pudessem ser realizadas, o que não impediu uma das passagens mais épicas e nefastas do futebol. Um dos principais times da Ucrânia (incorporada à URSS) era o Dínamo de Kiev, formado por funcionários de uma padaria. Em 1942, para conquistar a empatia dos ucranianos, os invasores nazistas permitiram que um campeonato fosse realizado na Ucrânia.

Para os ucranianos, vitimados pela fome e pela ocupação militar, uma partida de futebol seria pura diversão. Neste campeonato, o Dínamo, depois de vencer todas as partidas, enfrentou o PGS, time da unidade militar alemã, e depois o Flakelf, da força aérea nazista. Os alemães acabaram sendo goleados. Os homens de Hitler não podiam acreditar! Como um time formado por subnutridos, considerados "sub-raça”, pôde vencer a soberania ariana?

Inconformados, marcaram uma revanche, com o estádio Zenit lotado. Antes da partida, os ucranianos foram instruídos a cumprimentar os adversários com a saudação nazista "Heil Hitler!". Em ato de rebeldia, no entanto, os soviéticos gritaram "Fizsculthura!" – mistura de fitzcultura ("cultura física") e hurrah ("vida longa ao esporte"). Apesar do árbitro roubar o jogo inteiro a favor dos nazistas, o Dínamo venceu o Flakelf por 5x3. Para os torcedores ucranianos, aquilo, mais do que um jogo, foi um ato de resistência e os jogadores do Dinamo se transformaram em heróis nacionais.

Dias depois, na padaria onde trabalhavam, os atletas do Dínamo foram presos pela Gestapo. O pretexto foi de que todos faziam parte da NKVD, a polícia secreta soviética. Levados para interrogatório, os ucranianos foram torturados e quatro deles acabaram mortos. Dos que sobreviveram, todos tiveram que abandonar o esporte.

2 comentários:

Orlando Neto disse...

Eu sabia, eu sabia, o fã do futebol (isto é, o metafutebol, o futebol e sua transcendência, a sua história e personagens) ainda pulsa nesta alma "inconformada"!

Veja o Friedenreich jogar:

http://www.youtube.com/watch?v=D1kXX1nfXTk

XV x Santos:

http://www.youtube.com/watch?v=u_DhbDznH8k

Rocha Netto:

http://www.youtube.com/watch?v=tkwE3zodZp4

abraços...

Roberto Sodré - Rio de Janeiro disse...

Realmente o futebol tem uma força danada! Desconhecia tal fato, de suma importância para os ucranianos, que infelizmente sofreram um grande trauma por terem vencido! Inconcebível! Coisa da vida ou do futebol?