10 de fevereiro de 2007

Gourmet dos sentidos

Exposição de Pierre Auguste Renoir

Estimulados pela expectativa de um ilustre banquete, pratos, taças e talheres estão postos à mesa. A exposição de Pierre Auguste Renoir, ícone da pintura impressionista, é a grande promessa para o calendário de 2002 do Museu de Arte de São Paulo. Considerado o grande gourmet das sensações, Renoir nada mais fez do que passar para a tela sua requintada culinária de sentidos e emoções.

Nascido na França, em 1874, Renoir começou pintando motivos em pratos e bules de chá para uma empresa de decoração. Sua primeira obra a fazer sucesso, depois de ser desdenhado pela opinião pública, foi “Le Moulin De La Galette”, onde pintou um famoso salão de bailes e revelou um mundo de sonhos e paisagens vibrantes. Em suas mãos, cores, luzes e nuances passaram a ganhar intensidade, vida, instantes quase mágicos de emoção.

Visitando o acervo do MASP, já podemos provar de um generoso banquete. São mais de dez obras, iguarias finas que contam toda a trajetória do artista que, amante da vida, ainda retém, intacto, o frescor de suas tintas.

Nenhum comentário: