7 de novembro de 2009

Nos porões da resistência

Da clássica troca de mimos entre música e política, no final do século XX, nascia a B92, pequena rádio comunitária enfurnada nos escombros de Belgrado durante a guerra da Iugoslávia - que dividira a República Socialista no início da década de 1990. Liderada por jovens apaixonados por rock’n’roll, literatura e arte – e oprimidos pelo nacionalismo sangrento de Slobodan Milosevic –, a B92 imprimiu seu sonho de liberdade equipada por um modesto rádio-transmissor e alguns álbuns de rock.

Escrito por Matthew Collin, B92 - Rádio Guerrilha descreve, em pormenores, a empreitada apaixonada desses rapazes, auto-intitulados de “geração perdida”, sôfregos em transmitir seu jornalismo cortante, sua música urgente, pautada pelo grunge de Seattle, o house beat de Chicago e muito hip hop.

Veran Matic, editor e capitão da equipe, lançava campanhas para legalizar a prostituição, o homossexualismo e o uso de drogas leves - além de convocar, em suas entrevistas, ideólogos renegados pelo regime. A B92 era assim, a própria antítese de Milosevic, borrando de vermelho a arquitetura social e política da ex-Iugoslávia.

2 comentários:

Fábio Salomão disse...

Oi Pedrinho, como vai?
Demais seu trabalho hein!?
Estou acompanhando tudo com muita satisfação e orgulho.

Estou ajudando um projeto municipal de bandas de garagem.
O projeto se chama Curitiba Sônica.
Gostaria de saber se vc poderia ser um dos colaboardores do site, ou ao menos, postar alguns de seus artigos.
Adorei esse post: "Nos Porões da Resistência" e acho que tem a ver com o projeto.
Procuramos não focar em um público específico, mas sabemos que a maioria é molecada, por isso, acho importante falar de música e tentar fomentar a literatura.
Dê uma olhada no site e me diga o que acha.

www.curitibasonica.com.br

Parabéns pelo trabalho.

Bia Teixeira disse...

Fico grata pela possibilidade de receber estas tuas mensagens!
Se não fosse por elas - ou por você, claro - quem sabe se eu ia chegar nestas idéias, ou informações?
Valeu! Beijos...