2 de agosto de 2009

Deus e o diabo na terra do rock

Cada dia mais conectada à cultura pop, a Conrad Editora despejou nas prateleiras três pocket-books rodeando epopeias do rock’n’roll. Três diferentes retratos, vindos das explosões e agonias deste gênero, escritos por críticos mundialmente consagrados.

Em Criaturas Flamejantes, o jornalista Nick Tosches prenuncia as raízes do termo “rock’n’roll”, os primeiros artistas, álbuns, brigas empresariais, armadilhas do sucesso. Suas páginas se rendem ao reinado de Elvis Presley, à sonoridade mestiça do rockabilly, à irreverência de Jerry Lee Lewis.

A Última Transmissão, segundo livro da coleção, de Greil Marcus, traz uma compilação de críticas e ensaios envolvendo relações entre rock, sociedade e política. Na opinião de Marcus, cientista político e primeiro editor da Rolling Stone, Elvis não passa de um “criador de símbolos”, Bruce Springteen era obcecado pela Rússia de Vladimir Lênin, e o rock seria uma força de contestação escravizada pela indústria cultural.

Por fim, o livro Reações Psicóticas traz a assinatura de um dos maiores críticos de rock de todos os tempos, o americano Lester Bangs – interpretado por Philip Seymour Hoffman no filme Quase Famosos, de Cameron Crowe. Reunindo apreciações sobre a morte de John Lennon e Elvis Presley, relatos sobre uma noite com Lou Reed e Iggy Pop, o compulsivo Bangs mostra como se constrói uma verdadeira investigação musical, mostrando quão preguiçosas parecem as críticas contemporâneas.

Nenhum comentário: